Você já imaginou agendar um compromisso tendo como referência a semana do ano? Por exemplo: para marcar um encontro em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, você reservaria a semana 6. Pois é assim que os noruegueses fazem sua agenda. Essa foi uma das diferenças culturais que a nossa entrevistada, a divertida Gisele Pointis, estranhou ao mudar para Noruega. Das dificuldades dos primeiros tempos às estranhezas que agora lhe soam tão natural está tudo lá neste episódio.
Episódios
Trabalhando em uma empresa multinacional, Antônio Sobrinho aproveitou a chance de poder exercer sua função nos EUA e seguiu para São Francisco. Neste episódio, revela, entre outras coisas, as diferenças do ambiente de trabalho brasileiro e americano.
Vivendo em uma das cidades mais caras dos EUA e com grande números de milionários, ele nos conta sobre a simplicidade do são-franciscano e a preocupação deles com a reciclagem. Uma cultura menos consumista, bem diferente da maior parte dos outros estados americanos.
Hong Kong é um território autônomo no sudeste da China. O local tem o maior número de arranha-céus do mundo! É conhecida como a Nova Iorque asiática. Um lugar que mistura a tradição chinesa,a modernidade e o charme europeu, fruto da colonização inglesa por 156 anos.
Embora não seja completamente independente da China, tem seu próprio governo e leis. Em Hong Kong é o capitalismo que rola solto.
Nossa entrevistada de hoje Marília Callegari tem mestrado e doutorado em Educação, além de ser autora de livros didáticos e vai nos contar como é a vida em lugar tão plural.
A Bélgica, na Europa, é um país conhecido por suas cidades medievais e por ser a sede da União Europeia e de outras grandes organizações internacionais. O país tem regiões distintas, que incluem Flandres, ao norte, cuja população tem o holandês como idioma nativo; Valônia, ao sul, onde se fala o francês, e, ainda, uma comunidade falante da língua alemã ao leste.
Sim o pequeno país tem 3 línguas oficiais. Hoje nós vamos para a cidade de Poperinge na região conhecida como Flandres. É lá que vive há oito anos, a paulista Nathaly Coelho.
Localizado no Golfo Pérsico, o Catar é um país com menos de 12 mil km2, para se ter uma ideia é praticamente metade de Sergipe. Mas se é pequeno em extensão é um gigante econômico. Nas últimas décadas, sempre esteve entre os países mais ricos do mundo. A antiga vila de pescadores de peixes e de pérolas viu a riqueza chegar na década de 70 com as reservas de gás natural e petróleo. Palco da Copa do Mundo de 2022, o país está preparado para receber o mundo com a pompa dos grandes anfitriões.
Nossa entrevistada, Giordana Fogaça Bido, é a primeira brasileira a se formar em Comunicação com bolsa numa universidade do Catar e tem trabalhado na organização da Copa do Mundo.
Boston, a capital do estado de Massachusetts foi fundada em 1630 por ingleses, quem gosta de História sabe: a cidade teve um papel fundamental na Revolução Americana.
Nos arredores de Boston ficam universidades famosas em todo o mundo. É lá que está Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Por essa razão, Boston tem fama de uma cidade intelectual.
Nosso entrevistado de hoje, o advogado John Lennon Martins Junior vive nessa região que respira conhecimento há quatro anos e nos conta como é trabalhar na “capital cultural” dos EUA.
Siga nos no instagram @brasileiroslongedecas e acesse nosso site www.brasileiroslongedecasa.com.br